CASE SMART FIT

Este é um case de muitos anos, então notem que o foco de atuação foi se deslocando e ampliando no decorrer do tempo. Atuei durante anos construindo essa cultura e adaptando-a ao contexto da empresa e da comunidade de colaboradores. Um sucesso!

CASE SMART FIT

Este é um case de muitos anos, então notem que o foco de atuação foi se deslocando e ampliando no decorrer do tempo. Atuei durante anos construindo essa cultura e adaptando-a ao contexto da empresa e da comunidade de colaboradores. Um sucesso!

Experimentos

  • Foco: Participação e diálogo em geral
  • Tamanho: Empresa pequena
  • Declaração de cultura: Metanóia;
  • Ferramentas:  Desconferência, Aquário, Worldcafé;
  • Contexto: O GRUPO BIORITMO foi fundado em 1996 em um momento de estabilização econômica no Brasil, após a redemocratização. A visão inicial era liderar o segmento de fitness de alto padrão no Brasil.

Start Fit

  • Foco: Fluxos de inovação entre lideranças
  • Tamanho: De pequena para média
  • Declaração de cultura: Metanóia;
  • Ferramentas: Rodas de conversa e convivência
  • Contexto: Lançamento da Rede SmartFit em 2009. Diante de um cenário econômico e social favorável no Brasil, o GRUPO BIORITMO iniciou a rede SmartFit, que visava oferecer academias de alta qualidade a preços acessíveis.

Esta fase tem este nome porque foi o início de tudo e eu queria muito destacar isso no título para ter sua atenção no título.

Foi onde tudo começou. A Bio Ritmo seguia com suas operações enquanto uma equipe de jovens talentos foi designada para criar a primeira loja Smart Fit do Brasil.

Edgard Corona deu enorme autonomia para o grupo composto por Renata, Douglas, Diogo e Alexandre.

Nunca mais parou a expansão do negócio.

A mim cabia incentivar, promover, difundir, propagar, encontros de conversação onde houvesse um time atuando junto.

Foi uma época de usar todos os espaços disponíveis, com o pouco tempo livre que as pessoas tinham para construir familiaridade entre si e com sua função no trabalho.

Entrada do Pátria

  • Foco: Integração na diretoria
  • Tamanho: Quintuplicando numero de lojas
  • Declaração de cultura: Cinco desafios
  • Ferramentas: Rodas de conversa e convivência
  • Contexto: A rede se expandiu rapidamente para vários países da América Latina, alcançando até 2017 um total de 385 unidades e 1,2 milhão de clientes

Escala de fluxos

  • Foco: Expansão do negócio
  • Tamanho: De grande para corporação
  • Ferramentas: Encontros de líderes em grande escala
  • Declaração de cultura: Cultura Smart Fit
  • Contexto: Consolidação e crescimento rápido de clientes (2009-2016): Em menos de sete anos, o número de clientes atendidos pelo GRUPO BIORITMO aumentou dramaticamente de 37.000 em 2009 para 1.112.000 em 2016, evidenciando um crescimento anual composto de 53,02%.

Expansão LATAM

  • Foco: Expansão do negócio
  • Tamanho: De grande para corporação
  • Declaração de cultura: Antisedentarismo
  • Ferramentas: Imersão de diretoria e Encontros de líderes
  • Contexto: Ao longo dos anos, a empresa adotou várias estratégias para manter o engajamento e aumentar a produtividade de seus colaboradores, incluindo a implementação de indicadores como o NPS (Net Promoter Score) e o Q12 Gallup, que ajudaram a alinhar os objetivos da empresa com as expectativas e o desempenho dos colaboradores.

Preparando o IPO

  • Foco: Alta performance
  • Tamanho: De corporação para capital aberto
  • Declaração de cultura: Antisedentarismo e simplicidade
  • Ferramentas: Imersão e convivência da diretoria
  • Contexto: O Brasil viu melhorias em várias áreas econômicas e sociais, como aumento da população economicamente ativa, aumento da renda domiciliar mensal per capita, e aumento significativo no número de domicílios com acesso à internet. Esses fatores contribuíram para a expansão do mercado de fitness e a inclusão de mais pessoas em atividades regulares de fitness.

Mundo pós-pandemia

  • Foco: Internacionalização
  • Tamanho: Quaso 5 milhões de academias com 1.274 academias (sendo 994 próprias) em 15 países, a Smart Fit é a maior rede de academias esportivas fora dos Estados Unidos, líder no segmento na América Latina e a 4ª maior do mundo.
  • Declaração de cultura: Smart Fit Cultura
  • Ferramentas: Plataforma de formação de lideranças (digital e presencial)
  • Contexto: A SmartFit vem crescendo, também, a totalpass, sua marca voltada para o B2B, mais de 3.000 empresas como Volkswagen, Ford, Banco Original, Itaú e Amil, são associadas dessa rede de benefícios.