CASE SMART FIT
Este é um case de muitos anos, então notem que o foco de atuação foi se deslocando e ampliando no decorrer do tempo. Atuei durante anos construindo essa cultura e adaptando-a ao contexto da empresa e da comunidade de colaboradores. Um sucesso!
Este é um case de muitos anos, então notem que o foco de atuação foi se deslocando e ampliando no decorrer do tempo. Atuei durante anos construindo essa cultura e adaptando-a ao contexto da empresa e da comunidade de colaboradores. Um sucesso!
Experimentos
- Foco: Participação e diálogo em geral
- Tamanho: Empresa pequena
- Declaração de cultura: Metanóia;
- Ferramentas: Desconferência, Aquário, Worldcafé;
- Contexto: O GRUPO BIORITMO foi fundado em 1996 em um momento de estabilização econômica no Brasil, após a redemocratização. A visão inicial era liderar o segmento de fitness de alto padrão no Brasil.
Start Fit
- Foco: Fluxos de inovação entre lideranças
- Tamanho: De pequena para média
- Declaração de cultura: Metanóia;
- Ferramentas: Rodas de conversa e convivência
- Contexto: Lançamento da Rede SmartFit em 2009. Diante de um cenário econômico e social favorável no Brasil, o GRUPO BIORITMO iniciou a rede SmartFit, que visava oferecer academias de alta qualidade a preços acessíveis.
Esta fase tem este nome porque foi o início de tudo e eu queria muito destacar isso no título para ter sua atenção no título.
Foi onde tudo começou. A Bio Ritmo seguia com suas operações enquanto uma equipe de jovens talentos foi designada para criar a primeira loja Smart Fit do Brasil.
Edgard Corona deu enorme autonomia para o grupo composto por Renata, Douglas, Diogo e Alexandre.
Nunca mais parou a expansão do negócio.
A mim cabia incentivar, promover, difundir, propagar, encontros de conversação onde houvesse um time atuando junto.
Foi uma época de usar todos os espaços disponíveis, com o pouco tempo livre que as pessoas tinham para construir familiaridade entre si e com sua função no trabalho.
Entrada do Pátria
- Foco: Integração na diretoria
- Tamanho: Quintuplicando numero de lojas
- Declaração de cultura: Cinco desafios
- Ferramentas: Rodas de conversa e convivência
- Contexto: A rede se expandiu rapidamente para vários países da América Latina, alcançando até 2017 um total de 385 unidades e 1,2 milhão de clientes
Escala de fluxos
- Foco: Expansão do negócio
- Tamanho: De grande para corporação
- Ferramentas: Encontros de líderes em grande escala
- Declaração de cultura: Cultura Smart Fit
- Contexto: Consolidação e crescimento rápido de clientes (2009-2016): Em menos de sete anos, o número de clientes atendidos pelo GRUPO BIORITMO aumentou dramaticamente de 37.000 em 2009 para 1.112.000 em 2016, evidenciando um crescimento anual composto de 53,02%.
Expansão LATAM
- Foco: Expansão do negócio
- Tamanho: De grande para corporação
- Declaração de cultura: Antisedentarismo
- Ferramentas: Imersão de diretoria e Encontros de líderes
- Contexto: Ao longo dos anos, a empresa adotou várias estratégias para manter o engajamento e aumentar a produtividade de seus colaboradores, incluindo a implementação de indicadores como o NPS (Net Promoter Score) e o Q12 Gallup, que ajudaram a alinhar os objetivos da empresa com as expectativas e o desempenho dos colaboradores.
Preparando o IPO
- Foco: Alta performance
- Tamanho: De corporação para capital aberto
- Declaração de cultura: Antisedentarismo e simplicidade
- Ferramentas: Imersão e convivência da diretoria
- Contexto: O Brasil viu melhorias em várias áreas econômicas e sociais, como aumento da população economicamente ativa, aumento da renda domiciliar mensal per capita, e aumento significativo no número de domicílios com acesso à internet. Esses fatores contribuíram para a expansão do mercado de fitness e a inclusão de mais pessoas em atividades regulares de fitness.
Mundo pós-pandemia
- Foco: Internacionalização
- Tamanho: Quaso 5 milhões de academias com 1.274 academias (sendo 994 próprias) em 15 países, a Smart Fit é a maior rede de academias esportivas fora dos Estados Unidos, líder no segmento na América Latina e a 4ª maior do mundo.
- Declaração de cultura: Smart Fit Cultura
- Ferramentas: Plataforma de formação de lideranças (digital e presencial)
- Contexto: A SmartFit vem crescendo, também, a totalpass, sua marca voltada para o B2B, mais de 3.000 empresas como Volkswagen, Ford, Banco Original, Itaú e Amil, são associadas dessa rede de benefícios.