Quem somos

O Instituto InterSistêmico é formado por consultores associados que pesquisam, aplicam e compartilham aspectos do pensamento sistêmico a partir de diversas áreas do conhecimento humano tais como comunicação, psicologia, antropologia, sociologia, inovação e redes sociais, entre outras.

O Instituto Intersistêmico pesquisa, desenvolve e aplica abordagens práticas e conceituais que permitam:

  • Construção compartilhada de significados
  • Interseção conversacional de múltiplas realidades
  • Remodelagem das formas de conversação para modelos sociais positivos

Oferecemos, dentro de nossas possibilidades, serviços de desenvolvimento humano com abordagem sistêmica através de conversações livres, relevantes e transformadoras, para indivíduos, grupos, empresas e organizações que buscam autoregulação para melhores resultados e bem-estar.
REFLEXÕES BÁSICAS

  • Seu saber é orientado por suas hipóteses, crenças e valores pessoais, e atende suas necessidades. Serve para vc mas não é verdade universal.
  • Toda e qualquer verdade se sustenta apenas em um contexto específico de tradição ou consenso social. Depende sempre de um repertório comum.
  • Atribuindo os problemas do sistema às falhas dos indivíduos nunca veremos que a solução não está nas partes, mas na relação entre elas.
  • Aprendizagem não é aquisição de informação, mas produção relacional de significados no respeito às diferenças de nossos bem viver juntos!
  • Se perceber em um sistema pode ser uma experiência transformadora. Tem a ver com perceber o outro e ter acesso à percepção que ele tem sobre o sistema. Podemos nos ver no sistema. Podemos ver o outro vendo o sistema. Podemos ver o outro nos vendo. Podemos nos ver vendo o outro.
  • O sistema nos responde quando perguntamos, por que construímos uma resposta à pergunta que fizemos. Toda pergunta que fazemos sobre o sistema traz uma resposta. A pergunta é uma construção de mundo. Na pergunta está o sujeito e sua percepção do que existe e merece ser investigado. Na pergunta pode estar aquilo que o sujeito quer comprovar por acreditar que é verdade, de um modo ou de outro.
  • Para os indivíduos de um sistema perceberem o sistema é preciso surgir uma oportunidade para que as expressões, as falas, as perguntas e declarações sobre o sistema se manifestem. Tudo que é imanifesto conserva, tudo que é declarado pode ser transformador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s